Os pontos escritos no chão tem ou não tem valor? Isso é um tema que dá dor de cabeça em muita gente!
Algumas raízes da Umbanda dizem que sim e que são caracteres que comandam certas forças da naturesa, outras raízes dizem que é somente a identificação do Guia que chegou "ao reino", outras raízes (quando usam a pemba)formam pequenos símbolos e outras nem usam os pontos riscados.
Na minha opinião, o ponto riscado é de extrema importância e que, tanto serve para identificação do Guia, quanto para movimentação de forças. Tenho notado que este asunto não é abordado na iniciação de médiuns e de desconhecimento de muitos filhos de fé.
Os pontos riscados são importantíssimos na sustentação da gira, na desagregação e descarrego, na imantação, no batismo, no casamento e em vários trabalhos espirituais num terreiro.
Sem pemba não há movimentação!
Lí vários livros que trazem cópias de pontos riscados que são usados sem critério nenhum. Não é porque vi uma pemba do Pai Velho X ou do Caboclo Y que vou usá-lo. Isso além de ser "copiologia" é perigoso, você não sabe em que circunstâncias aquele ponto foi escrito e nem sabe se tem autorização fara usá-lo.
A lei de pemba é muito complexa e merece um estudo à parte. Reflete ordens e direitos dos guias, seu modo de trabalho e o que estam realizando no momento.
A preparação da pemba para os trabalhos espirituais é obrigatória. Há a necessidade de imantá-la para determinado Guia e os elementos básicos usados são ervas afins à Vibração Original da entidade. Leva-se em conta também o seu sítio vibratório, o dia, a hora e a fase lunar para a colheita das ervas e para o ritual de imantação também. O jejum de carne, sexo e álcool é importante para esta tarefa.
Depois de imantada, a pemba é guardada em qualquer estojo ou recipiente para que somente aquele que a imantou possa pegar.
Os princípios básicos da Lei de Pemba são Flecha (identificação da banda), Chave (graduação) e Raíz(movimentação). A orientação cardeal também tem que ser levada em conta pois há entradas e saídas, imantação e desagregação, positivo e negativo.
Em meu terreiro há o ponto do Guia Chefe pembando em uma tábua, posto em cima do Congá e em cada inicício de trabalho, o Guia que encaminha os trabalhos daquele dia, risca seu ponto na "pedra" da entrada para que os consulentes passem perto e para defesa dos trabalhos e no decorrer da gira, de acordo com a necessidade, novas pembas são riscadas para determinados fins.
A Lei de Pemba é ensinada oralmente pelo sacerdote e dentro do templo, não há nenhuma apostila ou livro que ensine tal assunto que é muito complexo e de extrema responsabilidade.
Antes de terminar eu quero fazer uma observação àqueles que usam os sinais ,ditos como exotéricos, dos Exus: muito cuidado com aquilo que deve ser deixado quieto! Se não sabe o significa ou pra que serve, não use. Você estará ativando a força de entes infernais para perto de você. Não estou dizendo que Exu é um ente infernal, estou dizendo que aquilo não é de Exu.
Bem, aqui não é lugar para ensinamentos e nem tenho a pretenção de ensinar alguém. Peço e desejo que os Pais e Mães de Santo ensinem a seus filhos (dentro do possível) a aplicação da Pemba e para que serve.
Não se esqueçam de usar esta ferramenta maravilhosa em seus terreiros!
Peço a benção aos mais velhos que eu.
Saravá aos meus irmãos de fé.
0 Comentários
Obrigado pela sua visita!