Eguns ou Egunguns são todos os espíritos que já encanaram e não quer dizer que são bons ou maus. São espíritos desencarnados que podem se manifestar de várias formas e por várias vias de comunicação, inclusive através da mediunidade em vários setores religiosos! Não quero e nem posso ir contra cada a doutrina de cada templo ou grupamento mas generalizar "egum" como todo e qualquer espírito negativo que deseja somente o mal.
Para nos situarmos melhor Vamos para a Nigéria onde o culto a Egungun está relacionado aos ancestrais. O povo Yoruba acredita nesta energia porque entendem que não existiria o presente e o futuro, sem a existência do passado. O culto é um dos mais difundidos em toda a população Yoruba. Na Nigéria são quase 30 milhões de pessoas que cultuam Egungun. Para se ter uma idéia da força desta energia, na Nigéria os três orixás mais cultuados são Exu, Ogun e Egungun.
No Brasil o culto não é difundido como na Nigéria e apesar dos equívocos de alguns pais e mães de santo, na Ilha de Itaparica, existe o culto de Egungun considerado parecido ao da Nigéria. Em Itaparica o culto é totalmente secreto, talvez esse o motivo de não se ter mutilado através dos tempos, da escravidão aos tempos de hoje. O culto é equivocado no Brasil pois muitas pessoas dizem que Egun é energia negativa, e isso não é verdade. (fonte Omoorisaesu)
Egun = Babaegun (uma coisa só) = Energia positiva
Oku orun (cidadão do orun) = Energia positiva
Oku (espírito sem procedência) = Energia negativa
Mas acontece uma coisa muito interessante, como o Candomblé não aceita a interferência dos espíritos que ja encarnaram em suas seções, a não ser em culto específico explicado logo acima, muitos desinformados tem uma desculpa para deichar que os "Tranca-Ruas", "Pombas Giras", "Srs Caveiras" e muitos outros espíritos venham aos terreiros: ENCANTADOS, palavra mágica que faz toda a magnetude desta grande religião seja misturada com outras.
O que são Encantados? Encantado é um espírito que teve vida encarnada, mas "encantou-se" e tornou-se parte da natureza, passando a viver numa dimensão a parte e podendo auxiliar de diversas maneiras seus "assistidos".
Pronto! Eis o bálsamo para muitos que ainda não sabem o que fazem, ou Candomblé ou Umbanda. Ou pior ainda, fazem o UMBANDOMBLÉ. Ou até pior, praticam o Umbandaime.
Não sou contra qualquer segmento religioso, sou contra à salada espiritual que está sendo feita. Pense e raciocine porque não dói! Cada um no seu cada um.
Vamos manter nossas tradições. Vamos manter nossas "casas" que foram erguidas com muita suor, tenham sua doutrina e suas regras, vamos abraçar a tradição de nossos "velhos que se foram". Não tem coisa mais bonita que um terreiro tradicional. Chega dessa umbanda renovada! Chega de misturar alhos com bugalhos! Faça sua parte! Faça aquilo que aprendeu lá atráz: humildade, simplicidade e caridade.
CASA QUE MUITO CRESCE, CORAÇÃO DESAPARECE!
1 Comentários
Verdade !!
ResponderExcluir#Adriana
Obrigado pela sua visita!