A história desses dois santos, que são cultuados por fiéis católicos de todo o mundo, se inicia no ano 260 a.C. Árabes, Cosme e Damião eram gêmeos, nascidos de uma família nobre e que desde muito jovens manifestaram talento para a medicina. Com o decorrer dos anos, tornaram-se profissionais extremamente competentes, humildes, sabedores que as pessoas precisam de cuidados para o corpo e também para a alma. Cristãos devotos, eram pessoas piedosas que atendiam sem cobrar nada e por essa razão eram chamados de inimigos do dinheiro. O mais impressionante é que uniam a extrema fé em Deus aos ensinamentos da medicina e procuravam seguir os ensinamentos do apóstolo Lucas e serem médicos de almas e de homens. Outra preocupação dos santos era com o cuidado extremo com animais doentes, que também passavam por seus atendimentos e tratamentos.
Também eram evangelizadores e, ao pregarem as palavras de Deus, os Santos Cosme e Damião demonstravam para as pessoas os imensos prodígios do criador. Porém, o extremo carisma de Cosme e Damião chamou a atenção das autoridades locais romanas, que passaram a persegui-los. Presos e acusados de feitiçarias e práticas diabólicas, sofreram terríveis torturas até a condenação à morte, no ano 303, por apedrejamentos e flechadas. Cerca de cem anos depois, passaram a ser cultuados como os santos Cosme Damião, e entre os anos 526 e 530, o papa Félix IV construiu uma basílica e dedicou o dia 26 de setembro à consagração dos dois irmãos, que passaram pela santificação. Atualmente, os santos Cosme e Damião são cultuados em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, quando no dia dos santos é distribuído doce de Cosme e Damião.
Cosme e Damião: Quais os milagres?
São inúmeros os milagres atribuídos aos santos Cosme e Damião. Conta-se que, em vida, os irmãos foram procurados por uma mulher que já estava casada há sete anos e era constantemente humilhada pela família do marido e pela sociedade por não conseguir engravidar. A moça procurou os dois jovens médicos e explicou sua situação e ao mesmo tempo ofereceu-lhes doces. Cosme e Damião oraram pela mulher e um mês depois ela conseguiu engravidar e atribuiu o milagre aos santos. Desde então, quando qualquer mulher deseja engravidar basta fazer uma oração aos dois santos.
Há relatos que, durante as cirurgias, realizavam diversos milagres e, por isso, passaram a ser considerados patronos dos cirurgiões. Outro relato é que teriam se materializado depois de mortos para salvar e ajudar crianças que sofriam de violências.
Por que a tradição de dar doce de Cosme e Damião?
Dar doce de Cosme e Damião é uma das maiores tradições, homenagens e devoção aos dois santos por vários motivos. Os santos sempre foram considerados protetores de crianças e por isso, as pessoas, como uma forma de homenageá-los e agradecê-los pelas graças alcançadas, procuram sempre oferecer confeitos, balas, pipocas, para as crianças. Muitos fiéis, para demonstrar o profundo respeito e amor pelos santos, fazem promessa de dar o doce de Cosme e Damião por sete anos seguidos
0 Comentários
Obrigado pela sua visita!