::A lenda de Jorge da Capadócia::

São Jorge eo dragão, Paolo Uccello (1456-1470 c.), o Tempera na madeira.Museu Jacquemart-André, em Paris, França.

Durante a Idade Média europeia, especificamente, no século IX, surgiu no Ocidente, a história de São Jorge a cavalo, vitorioso depois de derrotar um dragão. Uma história que, provavelmente, é a fonte de muitos contos de fadas sobre princesas e dragões.Mas o que as realidades estão escondidos por trás dessa narrativa mítica?

Jorge da Capadócia, uma vida.
Historiadores têm debatido os detalhes exatos do nascimento de São Jorge por séculos, apesar da data de sua morte ser sujeita a pouco questionamento.AEnciclopédia Católica toma a posição de que não há base para duvidar da existência histórica de São Jorge, mas põe pouca convicção nas histórias fantásticas sobre ele.
Segundo diz a tradição, um jovem romano chamado Jorge, nascido na antigaCapadócia (hoje Turquia ) entre os anos 275 e 280 dC , após a morte de seu pai Gerontius, oficial do exército romano, se mudou com sua mãe para a cidade natal materna: Lida, oatual Israel .Uma vez lá, sua mão decidiu educar o seu filho na fé cristã.
Jorge, depois de completar a maioridade, decidiu aseguir os passos de seu falecido pai e ingressou no exército, onde logo foi promovido ao ponto de que, antes da idade de 30 anos, foi nomeadocapitão-chefe , sendo destinado a Nicomédia (agora Izmit) como aguarda pessoal do imperador Diocleciano, lhe conferirindo o título de Conde da província da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. Fato é que, embora se trate de uma pessoa real, as origens deste mártir, tão enobrecido pela hagiologia, são algo confusas e incertas. O Breviário Romano não narra a história do Santo, pois o Papa Gelásio I (492 a 496 d.C.) foi ao ponto de proibir que se lessem suas atas por as considerar apócrifas e imbuídas de erros.
Imperador romano Gaius Valerius Aurelius Diocleciano, busto de mármore do século XVII .Castelo de Vaux-le-Vicomte, França. (Domínio Público)

Em 303, o imperador decretou um édito autorizando aperseguição aos cristãos .Jorge, que recebeu ordens para participar nesta perseguição, confessou que também era cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu aocristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia, na Ásia Menor.
Os restos mortais de São Jorge foram transportados paraLida (AntigaDióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristãoConstantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao Santo fosse espalhada por todo o Oriente.
Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, no Império Bizantino, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores Santos da Igreja Católica. Sua veneração como ummártir começou relativamente breve.Tanto é assim que, durante o século IV, essa veneração se espalhou daPalestina (o arquidiácono e bibliotecário Diospolis Teodosio disse que a Palestina era o centro da adoração a Jorge, fato narrado por um peregrino anônimo de Piacenza mencionando esse fato no ano 570) para oresto doImpério Romano do Oriente e, para mais tarde no século V, já era popular nas regiões ocidentais do império.
Portal de uma igreja em que São Jorge parece resgatar uma cruz, em Antióquia do ano 1097. Saint Jorge-Fordington, Dorset, Inglaterra. ( Domínio Público )

A igreja teria sido destruída em 1010 e reconstruída pelos cruzados.Mais tarde, durante a Terceira Cruzada, teria sido destruída novamente pelos homens deSaladino no ano 1191. Vários séculos depois, em 1872, uma nova igreja foi construída e ainda está de pé.
No ano de 494, Jorge da Capadócia foi canonizado pelo Papa Gelásio I , o que levou à criação de várias histórias anônimas, sobre a sua vida, muitos deles cheios de milagres. O texto mais antigo sobre sua vida que chegou até nós é a Acta Sanctorum .Além disso, em relação ao final do século VI, o abade Irish Adomanis da abadia da ilha de Iona, revelou algumas das lendas orientais sobre Jorge, recolhidos pelo frances bispo Arkulf, na sua peregrinação a daTerra Santa no ano 680.
Em adição, Jorge da Capadócia foi identificado através do sincretismo religioso e cultural com oprofeta judeu Elias e, levando a uma figura religiosa, ele ainda é reverenciado noOriente Médio.
Elias , óleo de Daniele da Volterra, (c. 1550). coleção Pannocchieschi. ( Domínio Público )

São Jorge e o Dragão
Foi no século IX, quando a história de São Jorge, a cavalo, surgiu para derrotar um dragão.Esta história constitui a origem mais provável de todos os contos de fadas ocidentais sobre princesas e dragões. É uma lenda que é contada em várias regiões da Europa e daÁsia Menor e até mesmonós podemos encontrar no Japão, embora os detalhes variam de acordo com as tradições locais.
A lenda medieval começa com um dragão que decide fazer seu ninho na fonte que fornece água a uma cidade que, como uma tradição cristã ortodoxa, seria Beirute, capital do Líbano , dos quais São Jorge é oSanto padroeiro.
Os cidadãos ofereciam ao dragão, diariamente, um sacrifício humano onde a “oferta” era escolhida de forma aleatória entre todos os moradores. Somente desta forma o dragão lhes permitia recolher a água necessária.Um dia ele foi selecionado a princesa local, seu nome era Sabra .
São Jorge matando o dragão, georgiano manuscrito medieval. ( Domínio Público )

Em algumas versões, surgem as súplicas do rei pedindo pela a vida de sua filha, mas sem sucesso.Assim, quando a princesa estava prestes a ser devorada pelo dragão, surge Jorge que, passando pela região em uma de suas muitas viagens, confrontou o dragão, matando-o e salvando a princesa.Em seguida, os cidadãos agradecidos deixado o paganismo e abraçaram o cristianismo.
De acordo com uma antiga interpretação cristã do mito, Jorge personifica os crentes, seu cavalo a Igreja e o dragão representa o paganismo, a idolatria, a tentação e Satanás.No entanto, de acordo commuitos historiadores seculares, a lenda é muito mais antiga do que as raízes cristãs.Para eles, odeus Sabacio , pai celestial dos frígios , se tornaria um dos seus principais antecessores em sua imagem montado em um cavalo e lutando com uma cobra. Esta seria a fonte da imagem popular de São Jorge em um cavalo branco.Em adição, a história de São Jorge e o dragão, também tem muitos elementos comuns com omito grego de Andrômeda e seu salvador e mais tarde marido, Perseus e a Medusa.
Em qualquer caso, quaisquer que sejam suas origens, o que em si é um fato demonstrável é que, na Franco merovíngia, por volta do século VI, foi adorado Jorge da Capadócia, mas não até aIdade Média , com seus cavaleiros e cruzadas, quando seu culto se espalhou por toda a Europa.
Perseus que livra o Andromeda, óleo Joachim Wtewael (1566-1638), Museu do Louvre. O mito de Perseu tem muitos elementos comuns com o São Jorge e o dragão. ( Domínio Público )

Na verdade, São Jorge tornou-se patrono dos cavaleiros e soldados, além de ser considerado o Santo padroeiro de algumas ordens religiosas militares tais como a Ordem Teutônica ouOrdem dos Templários .
Por volta do século XII, a lenda começou a se espalhar por toda a Europa. Um dos principais responsáveis por essa difusão foiSão Tiago de Voragine , Arcebispo de Gênova, que em meados do século XIII, escreveu oLegenda Sanctorum , uma coleção de histórias sobre vários Santos na história.O livro, pelo valor que tinha aos olhos dos leitores, veio aser conhecido como Legenda Áurea ou Golden Legend .As informações contidas nos seus 177 capítulos (algumas versões apresentam 182) é considerado hoje em dia de valor notável por sua grande influência sobre a literatura e na pintura na Europa Ocidental.
Assim, durante os últimos séculos da Idade Média, São Jorge tornou-se patrono das cidades, vilas e casas nobres.Ele também se tornou o primeiro dos catorze Santos protetores dos animais de estimação.

ONDE SÃO JORGE É VENERADO
Considerado como um dos mais proeminentesSantos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias23 de abril e3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da sua igreja emLida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando doimperador romano Constantino I.
São Jorge é o padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.
NaItália, era padroeiro da cidade deGênova.Frederico III da Alemanha dedicou a ele uma Ordem Militar. DesdeDom Nuno Álvares Pereira, o Santo é reconhecido como padroeiro dePortugal e doExército. NaFrança,Gregório de Tours era conhecido por sua devoção ao Santo cavaleiro; oRei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa,Sãota Clotilde, mandou erguer várias igrejas e conventos em sua honra. AInglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao Santo teve papel mais relevante.
São Pedro Damião (1072),doutor da Igreja, em uma de suas festas disse:"De uma milícia transportou-se totalmente para outra, porque do ofício de tribuno terreno que exercia passou para a profissão da milícia cristã; como verdadeiro soldado valente, distribuiu todos os seus bens aos pobres, lançou fora a carga das posses das terras e, assim livre e desembaraçado, cingiu-se com a couraça da fé, mergulhou o ardente guerreiro de Cristo no mais denso da luta".
O monarcaEduardo III colocou sob a proteção de São Jorge aOrdem da Jarreteira, fundada por ele em1330. Por considerá-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o rei inglêsRicardo I, comandante de uma das primeirasCruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam reconquistar aTerra Sãota dosmuçulmanos. Noséculo XIII, aInglaterra já celebrava o dia dedicado ao Santo e, em1348, criou aOrdem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos, que também trazem acruz de São Jorge na suabandeira.
Ainda durante aGrande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra.
As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do Santo. EmParis, noMuseu do Louvre, há dois quadros famosos deRafael intituladosSão Jorge e o dragão. NaItália, existem diversos quadros célebres, como um de autoria deDonatello.
A mais conhecida imagem brasileira de São Jorge seria, possivelmente, de autoria de Martinelli.
Imagem do Santo localizada na Igreja de São Jorge no Centro do Rio de Janeiro

Inglaterra
Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado padroeiro daInglaterra. Seu nome era conhecido pelos ingleses eirlandeses muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o Santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o reiEduardo III fundou aOrdem da Jarreteira, também conhecida como Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em1348. De acordo com a história da Ordem da Jarreteira,Rei Artur, no século VI,colocou a imagem de São Jorge em suas bandeiras.[12]Em1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país.
Hoje em dia na Inglaterra, todavia, a festa de São Jorge comemorada todo dia 23 de abril tem tido menos popularidade ao longo das últimas décadas. Algumas rádios locais, como aBBC já chegaram a promover enquetes perguntando qual seria, de acordo com a opinião pública, o orago dos ingleses, e eis que o eleito foi Santo Alba. Muitos fatores contribuíram a isso. Primeiramente por ter sido substituído, segundo bula doPapa Leão XIII de2 de junho de1893, porSão Pedro como padroeiro da Inglaterra — recomendação que perdura até hoje.
Atualmente, haja vista a grande popularidade e apelo turístico de festas como a escocesaSão Andrew's Day, a irlandesaSão Patrick's Daye mesmo a galesaSão Dave's Day, têm-se formado grande iniciativa de setores nacionalistas para que oSão Jorge's Dayvolte a gozar da mesma popularidade entre os ingleses como antigamente.
Portugal
Pensa-se que osCruzados ingleses que ajudaram o ReiDom Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em1147 terão sido os primeiros a trazer a devoção a São Jorge paraPortugal. No entanto, só no reinado de DomAfonso IV de Portugal que o uso de "São Jorge!" como grito de batalha se tornou regra, substituindo o anterior "Sãot'Iago!".
O SantoDom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa nabatalha de Aljubarrota e aí está aErmida de São Jorge a testemunhar esse facto. O Rei DomJoão I de Portugal era também um devoto do Santo, e foi no seu reinado que São Jorge substituiuSãotiago maior como padroeiro de Portugal. Em1387, ordenou que a sua imagem a cavalo fosse transportada na procissão doCorpus Christi.
Castelo de São Jorge, Lisboa
Catalunha
A presença documental da devoção a São Jorge em terras catalãs remonta aoséculo VIII: documentos da época falam de um sacerdote deTarragona chamado Jorge que fugiu para aItália. Já noséculo X, um bispo deVic tinha o nome de Jorge, e noséculo XI o abade Oliba consagrou um altar dedicado ao Santo no mosteiro deRipoll. Encontram-se exemplos do culto a São Jorge dessa época, na consagração de capelas, altares e igrejas em diversos pontos da Catalunha. Os reis catalães mostraram a sua devoção a São Jorge: Tiago I de Catalunha explica em suas crónica que foi visto o Santo ajudando os catalães na conquista da cidade deMallorca; Pedro o Cerimonioso fundou uma ordem de cavalaria sob a sua proteção; Afonso, o Magnânimo dedicou-lhe capelas nos reinos daSardenha eNápoles.
Os reis e aGeneralidade da Catalunha impulsionaram a celebração da festa de São Jorge por todas as regiões catalãs. EmValência, em1343, já era uma festa popular; em1407,Mallorca celebrava-a publicamente. Em1436, a Generalidade da Catalunha propôs, nas cortes reunidas em Montsó, a celebração oficial e obrigatória deSão Jorge; em1456, as cortes reunidas na Catedral deBarcelona ditaram uma constituição que ordenava a festa, inclusa no código das Constituições daCatalunha. As remodelações do Palácio da Generalidade (sede do governo catalão) feitas durante oséculo XV são a prova mais clara da devoção impulsionada por esse órgão público, ao colocar um medalhão do Santo na fachada gótica e ao construir no interior a capela de São Jorge.
Brasil
A influência de São Jorge na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses.
Este Santo é o padroeiro extraoficialmente, da cidade doRio de Janeiro (título oficialmente atribuído aSão Sebastião) e da cidade de São Jorge dosIlhéus, além de ser padroeiro dosescoteiros, e daCavalaria doExército Brasileiro.
São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde ésincretizado na forma deOgum.
Todavia, a ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o Santo europeu. Em Salvador, Bahia, o Santo foi sincretizado a Oxossi.[13]Na religião da Umbanda, o Santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso Santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Túmulo de São Jorge em Lod, Israel. ( Domínio Público )


SÃO JORGE NA UMBANDA
No caso específico - São Jorge - os limites terrenos e espirituais extrapolam o conhecimento atual, pois, sendo a sua existência real envolvida pelo mito, não se pode afirmar categoricamente onde termina a verdade e onde começa a fábula. Demais, investindo no estado de Santidade, sua figura celestial se confunde com a imagem material que os devotos têm dele.
São Jorge é um Santo católico. Ogum é um deus africano. São Jorge é um guerreiro. Ogum também é um guerreiro.
São Jorge é um Santo que supostamente nasceu na região da Capadócia e viveu como um militar romano do exército do imperador Diocleciano. Ogum, nada tem haver com essa história.
Mas, acontece que, na chegada dos escravos africanos ao Brasil, com eles vieram tradições, incluindo suas crenças. O povo trazido da Nigéria, mais conhecido como Iorubas, tinham como deuses os Orixás, e Ogum era um desses Orixás. Era venerado pelos escravos como o Deus da Guerra, pois seu nome significa “Senhor da Guerra” podendo variar para “Ologum”.
Os europeus, cristãos colocavam regras para os escravos, e com isso, eles tinham que fazer o que era mandado. E paralelo a todos esses acontecimentos, os escravos foram proibidos de cultuar seus Orixás, pois, na visão do cristianismo, eles eram pagãos e estavam adorando a deuses inexistentes ou mundanos, ou até mesmo diabólicos, quando na verdade não.
Surgiu então a “Literatura dos Jesuítas” que tinha como principal finalidade, a catequização, a conversão dos escravos para religião cristã. Porém, os escravos continuavam a cultuar seus Orixás, só que de forma escondida. Eles fingiam cultuar os Santos católicos, quando na verdade, em idioma Ioruba, eles cultuavam seus deuses de tradição.
Passaram então a estabelecer semelhanças entre os Orixás e os Santos católicos para enganar os europeus, como, por exemplo:
Santa Bárbara – Santa católica dos raios e trovões com Iansã – o orixá dos raios, ventos e trovoes.
São Jorge – Santo católico da guerra com Ogum – Orixá guerreiro
E assim aconteceu com os demais Orixás. Os africanos passaram a cultuar os Orixás de forma escondida, dando origem então, ao fato histórico conhecido como “Sincretismo Religioso no Brasil”.
Hoje em dia é possível ver imagens católicas em casas de cultos de descendência africana, devido à história do Brasil. Devido o sincretismo.
Logum ou Ologum (olo = senhor, gum = guerra, ou seja, o senhor da guerra ou guerreiro) é uma divindade da cultura Iorubá, região onde localiza-se hoje a Nigéria. Nos domínios de Abeokuta, seu culto era essencialmente agrário, como ainda o é, é a divindade do ferro, quem produz as ferramentas necessárias ao cultivo. Nesta Região, poucos são os que dominam a arte de fundir e moldar o ferro de forma manual. Por isso, todos que dominam esta técnica são considerados protegidos de Ogum.
Na África, a organização teológica funciona de modo diferente à forma como se desenvolve a religiosidade afro no Brasil. Lá, as pessoas acreditam que a divindade Iorubá é um ancestral comum aos moradores da tribo, cidade, ou etnia e não como uma divindade, como o é no Brasil. No caso, grande parte das pessoas que praticam as religiões "tradicionais" da região de Obéocutá, acreditam que Ogum seria seu ancestral divinizado. Quanto ao mito, Ogum é lembrado como conquistador e caçador, como quem sempre defendeu os seus e sempre proveu de alimentos sua tribo. Contudo, no Brasil seu mito muda de aspecto, devido a lógica da escravidão, os africanos acabam por exaltar outros aspectos desta divindade, de forma a contemplar seus anseios, buscando se livrar dos castigos dos seus senhores, passavam então a privilegiar o aspectoguerreiro e violento da divindade. Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.
É considerado protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e todos os guerreiros.
  • Santo correspondente na Igreja Católica: São Jorge no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul; Santo Antônio na Bahia.
  • Cores predominantes das guias: Vermelho ou azul escuro na Umbanda, sendo que na Umbanda do Rio Grande do Sul muitos terreiros utilizam o verde, vermelho e branco. Entretanto as cores são determinadas pelo guia e conforme o reino em que trabalham e para qual Orixá.
Ogumé um dos principaisorixás cultuado naUmbanda,sincretizado comSão Jorge eSanto Antonio na Bahia. Seu dia é o 23 de abril.

Ogum Megê

Curiosidades:
  • Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao Santo.
  • São Jorge também é padroeiro de um clube de futebol brasileiro, o Sport Club Corinthians Paulista.
  • Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
  • Na música "Alma de guerreiro", de Seu Jorge, São Jorge é citado. A música é tema de abertura da telenovela Salve Jorge, de Glória Perez, que tem como tema São Jorge.
  • Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel aoImpério Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para liderar um golpe contra Diocleciano, o que o Santo militar recusou terminantemente.
  • A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.
  • A banda brasileira Angra utilizou a imagem do Santo na capa do álbum Temple of Shadows.
  • Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
  • Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram em homenagem ao Santo a música "Medalha de São Jorge", que foi gravada pela Cantora Maria Bethânia em 1992.
  • São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.
  • Na série animada Ben 10: Supremacia Alienígena, São Jorge aparece como Sir Jorge, o fundador da facção secreta dos Cavaleiros Eternos. O dragão derrotado por ele também aparece como o alienígena Diagon.
Fontes :
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    Sobre imagens de São Jorge
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  • Englished by William Caxton, First Edition 1483, Edited by F.S. Ellis, Temple Classics, 1900 (Reprinted 1922, 1931)

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