Quem é este ser espiritual que vem baixando em nossas tendas? Essa personalidade existiu? Qual sua origem?
Originário do Catimbó (defumação Cáa-timbó),
prática mágica baseada no Cristianismo de onde apóia toda a sua doutrina religiosa, não fazendo parte das religiões afro-brasileiras sendo um culto estruturado, guardando um pouco das práticas pagãs vindas da bruxaria européia surgido no nordeste brasileiro. |
Zélio Fernandino de Moraes |
Muitos "mestres" da Umbanda Esotérica não aceitam a manifestação de tal espírito porque julgam como um quiumba, um fora da Lei e eu, descendente desta Raís, também não aceitava até que, refletindo sobre o assunto, li uma explicação sobre Umbanda do Sr Zélio de Moraes: : "A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade."Não via com bons olhos a manifestação desta entidade e assim segurava sua incorporação até que Pai Benedito me chamou a atenção sobre minha discriminção espiritual e assumiu a reponsabilidade doa trabalhos feitos nessa linha. Com muitas dúvidas e receios, respeitei a orientação e abri os trabalhos na direção do Seu Zé, sob supervisão de Vô e tudo corre normalmente aqui no T.U.E. Oxalá em Pirassununga. Sei que vou contra os concelhos e ensinamentos que tive mas não posso dar as costas a uma manifestação espiritual que pela caridade, com caridade e por caridade, se apresenta com um esse nome Zé Pilintra. E se ele se apresentasse ou ainda, será que não se apresentou, sob outra forma para aceitação de outras raíses de Umbanda? Sabemos que isso pode acontecer, certo? Ainda não tenho uma fundamentação de sua linha de atuação mas, posso dizer com firmeza, não é linha dos malandros. |
Cerimônia de Catimbó |
Essa linha dos malandros não pode ser encaixada na Umbanda pelo simples fato de serem somente sete os Orixás Virginais. Não concordo com "linhas", concordo que sejam "braços", "ramificações" do Conjunto das Leis de Deus que se apresentam na Umbanda e serão absorvidas por Ela. Enquanto isso, vão surgindo linhas de cangaceiros e piratas que na MINHA VISÃO, são "modeladas" para a maior obsorção dos dirigentes despreocupados nos fundamentos, fazendo surgir o maior veneno ao médium: animismo. Zé Pelintra é uma entidade sobrenatural originária da crença sincrética denominada catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil também é comumente "incorporado" em terreiros de umbanda e candomblé tendo seu culto difundido em todo o Brasil.
É uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas, considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro".
Apesar de ter importância religiosa tanto para os praticantes de catimbó quanto de umbanda, Zé Pelintra é uma absorção da entidade de uma religião por outra se processou quando os grandes centros urbanos do sudeste do Brasil passaram a englobar antigas áreas rurais e estimular a migração de trabalhadores de outras partes do país, em seu processo de desenvolvimento. Na medida em que isso foi acontecendo, os sacerdotes do catimbó passaram a considerar a entidade como uma entidade pertencente ao seu próprio culto.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas.
2 Comentários
Saravá Sr. Zé Pelintra. Entidade a qual tenho grande respeito e admiração.
ResponderExcluirObrigado pela visita, eu aprendi a ter respeito por ele.
ExcluirObrigado pela sua visita!