::O que é ser Cambono?::

Bença aos mais velhos que eu!


Na umbanda, na cabula e em outros cultos de influência banta, ajudante do pai ou mãe de santo, ou assistente dos médiuns incorporados ou, ainda, auxilar para várias finalidades rituais no terreiro ou centro; cambona, cambone. (ETIM segundo Cacciatore, prov. alt. de cambondo)


Cambono é responsabilidade muito grande a poucos dada. Suas tarefas  no terreiros são muito grandes: auxiliam os guias incorporados em seus veículos ("cavalos"), vão em trabalhos em campo aberto auxiliando o sacerdote, coordenam a chamada de consulentes, providenciam os materiais usados durante o trabalhos e outros serviços que variam de acordo com a casa em que se trabalha. Também há o cambono específico de uma entidade, geralmente o sacerdote escolhe um filho de fé pra ser seu cambono, isso é uma honra muito grande àquele filho de fé! Ali, esse escolhido, vai aprender muito, houvir muito, falar nada, vai estar muito ligado à chefia espiritual da casa.
O preparo de um cambono é muito meticuloso e sua escolha é por demais criteriosa. É analisada sua conduta moral, seu amor fraternal, seu desejo de servir, seu psicológico, sua voz de comando para com outros filhos de fé, enfim. Cambono é SACERDÓCIO, muitos querem este cargo mas poucos entendem sua importância.
O cambono também tem suas iniciações e suas obrigações. Deve ser muito bem levantanda sua coroa espiritual, levá-lo aos sítios vibracionais, "apresentá-lo" aos Sagrados Orixás, "dar comida à sua cabeça", ensiná-lo tudo para que os trabalhos sejam eficientes, os pontos escritos e cantados, comidas ritualísticas, arrumação do congá, distribuição e coordenação da assistência, ir para trabalhos fora do terreiro, saber entrar e sair de locais sagrados e de respeito, saber qual a oferenda certa para cada tipo de trabalho, saber ouvir e calar e muito mais! Cambono é sacerdócio! Parabéns e meu fraterno saravá a todos os cambonos e cambonos chefes de terreiro! Eu me curvo diante de vocês!

Postar um comentário

0 Comentários