Escultura de Exú na Praça dos Orixás |
Qual a diferença entre um compadre e um Exú?
Compadre é uma forma pensamento que tem vida artificial de duração limitada pela "alimentação" que se oferece a ela. Ou seja, enquanto alimentar-mos essa forma pensamento com oferendas rituais e força de pensamento, ela terá vida e servirá como veiculo de manifestação para certas atribuições ao Guardião da Casa.
Exu é um espirito engajado na horda do Bem. Um espírito especializado no combate e frenação de espíritos maléficos.
Fornece a segurança dos templos durante os trabalhos espirituais e reuniões gerais realizadas no âmbito religioso, trabalhando como uma Polícia de Choque. Todos os templos umbandistas possuem um ponto de força, chamado de tronqueira, destinado a energia do Guardião do Templo e onde se alimenta o "compadre". Ali, dentro deste espaço, é onde o diretor espiritual faz as firmezas dos trabalhos, pedidos, agradecimentos e outras coisas mais, correspondentes à vibração espiritual dos Exús.
Estas tronqueiras são feitas em alvenaria ou em qualquer outro material, servindo de um tipo de casinhola bem na entrada dos terreiros para que aconteça uma triagem espiritual da assistência que entra no recinto. Ali na entrada já acontece uma espécie de limpeza, onde espíritos levianos são barrados ou encaminhados para um "recinto astralizado" do templo para que recebam, no momento certo, a cura dos seus males provocados.
Então, a diferença entre compadre e Exú é: compadre é um egrégora e Exú um espírito. Esse egrégora serve de ferramenta a Exú de Lei para sua manifestação e persuasão de espíritos marginais que queiram causar desordem nos templos.
Há mais um coisa interessante: os espíritos guardiões dos templos de Umbanda também trabalham em outras religiões também. Sim, os guardiões, Exús de Lei, fornecem a defesa de templos de outras religiões, somente mudam seus nomes e sua roupagem fluídica (egrégora).
Espero ter dado um informações que acendam o desejo de pesquisa aos interessados.
Saravá!
1 Comentários
Gostei, muito itessane!
ResponderExcluirObrigado pela sua visita!