Salve meus irmãos! Com a chegada de cada vez mais jovens na Umbanda muitos fundamentos são deixados de se passar por esquecimento ou até mesmo pela falta de oportunidade de ensinar a eles.
O que é "quartinha"? É um recipiente de barro, usado para acondicionar líquidos com capacidade de 250 ml a meio litro e é indispensável nos cultos afro-brasileiros, sendo usado na maioria dos assentamentos
É um costume praticamente esquecido pela maioria dos Terreiros. Antigamente, as quartinhas eram de barro cozido porque era mais barato que a louça, que é melhor porque não evapora nem absorve o líquido de seu interior.
Umbanda é magia e magia é a arte de modificar algo ou alguém usando a força mental. Então o uso desse utensílio é importante. Seu fundamento é tão antigo que se perde no tempo, antigamente quando quando o filho da casa ou um visitante chega ao Terreiro, se despachava a água da quartinha e coloca-se água nova na mesma. Com essa ação, entende-se que a água está transmutando as energias, dando uma purificação ao ato.chegava no seu terreiro, despachava-se a água da quartinha e enchia de novo, numa espécie de descarrego.
Bem, como Umbanda é Magia, o que significa então o uso da quartinha? Ela significa VOCÊ! O barro é seu corpo e a água seu espírito que se molda independente do formato desse corpo. A água tem um fator importantíssimo na Umbanda e vou dedicar um post só prara este assunto. Mais informação: se ela tiver alças, como se fosse mãos na cintura é fêmea, para meninas, e sem alças é macho, para meninos. Quanto a cor, que seja branca de preferência mas pode-se usar com a cor de seu Orixá.
É de uso pessoal e não se aconselha ninguém manuseá-la, ali dentro vai a água, simbolizando seu espírito e ficará vibrando com luzes de vela no seu congá particular ou no interior do seu templo. Também se pode por outros elementos dentro da quartinha mas isso fica por orientação de seu sacerdote e não precisa esperar ter ordem para providenciar a sua.
Use a quartinha sabendo que ela representa você, deixando-a no seu congá, na sua casa, sempre cheia de água e iluminada com luz de velas e imantada com suas preces, orações e pontos cantados. Seja feliz e aproveite esse fundamento tão antigo que pouca gente sabe. Saravá
0 Comentários
Obrigado pela sua visita!